quinta-feira, 18 de março de 2010

Nos transportes... o que me irrita!

Hoje foi um dia desconfortável para andar em transportes públicos. Não porque existisse muita gente, não porque me pisaram mais uma vez ou tossiram para cima de mim mas, pelo simples facto não ter andado num veículo cujo cheiro não fosse desagradável.
.
O autocarro que apanhei às 8 da manhã cheirava a urina na área onde encontrei um lugar. Uma criança de uns 4 anos até disse "alguém fez xixi". A seguir entro na camioneta e só encontro lugar nuns bancos que cheiram a "falta de higiene". Sabem quando passamos por um uma pessoa suja, como um certo tipo de ciganos que não se lavam, e o cheiro está entranhado e é desconfortável? Foi esse o cheiro. Ainda por cima, o trânsito estava congestionado. Quando finalmente avancei para a frente da camioneta, a diferença que se fez sentir!
.
Todos os dias encontro as mesmas pessoas nos transportes. Algumas têm hábitos que me incomodam. Existe o fumador inveterado que, mal entra e se senta começa logo a ressonar. Como me enervou hoje! Depois tem a rapariga com o telemóvel colado à orelha. Vai a viagem toda a falar nele! Mas aquele comportamento mais estranho, mais absurdo, a meu ver, é o de uns indivíduos da Europa de Leste. Estes dois homens viajam juntos, conversam, são amigos mas... quando entram na camioneta, ocupam quatro lugares!!!
.
Sentam-se cada um na sua fila, lado a lado, ambos do lado da janela das filas paralelas e conversam a viagem toda! Aquilo faz-me confusão. Lá de onde vêm têm o hábito de se sentarem lado a lado para falar? Tem de ser de janela para janela? Ainda por cima, torna-se mais incomodativo para os restantes passageiros... nem se podem sentar na coxia, pois os dois estão o tempo todo a conversar! Acho este comportamento tão estranho! Mês após mês, lá estão eles, a "tricotar" numa língua estranha, com dois assentos e um corredor a separá-los! Chegam juntos, conversam cá fora lado a lado e juntos e depois entram na viatura e sentam-se lado a lado, cada um na sua fila e à sua janela!
.
Outra coisa que me incomoda com as pessoas, é a falta de respeito pela ordem de chegada à paragem. Quando a camioneta chega, correm logo para entrar. Irrita-me umas mulheres que se enfiam no café, protegidas da chuva e do frio e, quando vêm a camioneta a chegar, atravessam a estrada e enfiam-se logo lá dentro, como se tivessem prioridade! Uma vez cheguei à paragem e só lá estava uma pessoa. Entretanto aquilo enche de gente, a camioneta chega e eu sou a última a entrar! Que injustiça.
.
Nos autocarros passa-se o mesmo. Vejo pessoas mais velhas que chegaram depois a meterem-se à frente como se um pouco mais de idade lhes desse mais direito. Vejo pessoas com crianças a se meterem à frente. Mas aí, confesso, sou mais benevolente. Não me incomoda tanto porque, uma criança tem um metro de altura e pouca capacidade para viajar de pé. Ainda assim, há quem as veja e não lhes ceda lugar.

Irrita-me também que possa estar numa paragem há 10 minutos e tê-la quase vazia, para depois, no momento em que o transporte chega, esta encher-se com tanta gente que nem se sabe de onde apareceram! Hoje foi assim e fiquei desapontada com o comportamento das pessoas. Todas a enfiarem-se, a correrem, a passarem à frente de outras. Fui a última a entrar e calhou-me o assento mal-cheiroso... mas o pior é que não gosto de não ter tempo para me estabilizar antes do veículo arrancar. Não gosto. É por isso que me incomodam as "lesmas" que são aquelas pessoas todas apressadas, que se metem à frente, e uma vez dentro, não andam!
.
Também me irritam as pessoas que, atrás de ti, decidem dar uma "corridinha" para te ultrapassarem e, depois, ficam à tua frente, "coladas" a ti. Epá: a paisagem é grande! Sai da minha frente! Para quê correr se não é para ganhar distância??
.
Ontem, uma mulher atrás de mim vem a correr e passa-me à frente, para parar mesmo à minha frente! Ainda por cima, ao fazê-lo, obriga-me a diminuir o ritmo da passada. Ultrapasso-a sem esforço. Ela dá outra corridinha e volta a parar à minha frente! Parecia apressada, mas, pelos vistos, não queria chegar a lado nenhum depressa, porque parava sempre à minha frente! Voltei a ultrapassá-la sem dificuldade. Mais uma vez, a mulher dá uma patética corrida, ultrapassa-me e pára à minha frente. Ok. Queres ver o que é correr? Corri e ultrapassei-a. Em segundos já estava distante. Isso sim, é uma ultrapassagem pedonal! Agora o que ela fez... equivale a alguns automobilistas que só querem passar à frente do autocarro mas depois são umas lesmas que não o deixam andar!
.
Depois de a ultrapassar, a mulher deu outra corridinha. Mas esta teve de ser demorada... eu estava longe! Sabem aquelas pessoas tão em baixa forma que, ao "correrem", na verdade, estão a andar? Ela era assim. Os seus passos eram tão curtos, que a "corrida" era mais ilusão que outra coisa. Era só o barulho dos saltos a bater no asfalto apressadamente porque, distância, a mulher se andasse, ganhava mais. Andar apressadamente teria sido mais veloz que dar pulinhos. Cansou-se e não ganhou terreno algum. Há muita gente fora de forma! Mas, para se correr, tem de se abrir as pernas amplamente, dar largas passadas. Ninguém corre com um pé imediatamente diante do outro! Assim está a pular...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!