quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Agosto (in)seguro


Dizem que nas férias durante o mês de Agosto, Lisboa fica mais agradável. A maioria das pessoas está de férias na praia e as estradas ficam com menos trânsito. É melhor para circular, para experimentar uma cidade capital de um país menos congestionada, como só um feriado prolongado sabe mostrar.

.
Achava que devia ser mesmo assim. Lisboa em Agosto, no que respeita a trânsito, deve ser uma maravilha para conduzir. Menos trâfego, maior rapidez e gosto pela condução. Penso agora de forma um tanto diferente. Tenho visto mais manobras perigosas do que noutras ocasiões. As pessoas devem todas pensar o mesmo e, o excesso de confiança, fá-las não ser tão cautelosas.

.
Nem posso numerar as vezes em que um automóvel a querer entrar numa faixa rápida, meteu o "narizinho" de fora e parou, obrigando o transporte público onde me encontrava a travar abruptamente e parar, para o "popó" passar... nas calmas!

.
Sempre achei que a maioria não respeita a prioridade dos veículos de transporte públicos, como os autocarros da Carris, pois não há automobilista que não queira ultrapassar um autocarro ou um camião, ou uma carrinha. Até parece que estes são assim tão mais lerdos... o resultado, muitas vezes, é infeliz. Além de que, atrasa bastante o percurso do autocarro e o tempo de deslocação das pessoas que nele procuram também chegar a algum lugar.
.

Mas foi o acidente na A8 que trouxe esta lembrança. Faço todos os dias parte do percurso por essa autoestrada e, esta terça-feira, ao chegar, deparei com um cenário invulgar: todos os automóveis parados, as pessoas fora dos veículos e filas até mais não... situação que, pelo que sei, aconteceu de manhã cedo e ainda se mantinha à hora do almoço. No dia seguinte, no mesmo trajecto, alguém comentava que, nesse mesmo dia, de tarde, nas rendondezas, uma camioneta que ia largar gado, deixou uns animais fugir e o trânsito ficou parado, até a polícia abater uns tantos inocentes animais.

.
Fui pesquisar na net para saber da autenticidade destes relatos e fiquei surpresa com este Agosto e o início das férias. Concluo então, que o mês de Agosto é um mês para circular com muita CAUTELA pelas estradas. Caminhos mais livres e o calor fazem as pessoas agir de forma menos responsável e colocar as suas vidas e a vida de outras pessoas em risco, com maior frequência.

.Cuidado então com Agosto! É inseguro...

1 comentário:

  1. Sabes que eu acho que não é só em Lisboa que, nesta altura, sucede o que referes; de facto, até aqui pelo interior confesso que tenho mais dificuldade em conduzir; o trânsito é menos fluído, acho que as pessoas entram numa de descontra e simplesmente perdem a atenção. Além disso, acho que muitas pessoas que habitualmente não conduzem, saem nesta altura e conduzem, de forma um pouco mais atrapalhada do que as pessoas que estão habituadas a conduzir todos os dias... e, além disso, ainda há as pessoas que andam a passear e à procura de caminhos, que circulam sem conhecerem bem os trajectos... :P

    Conclusão: no final das contas é um verdadeiro perigo sair nesta altura!!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!