segunda-feira, 1 de junho de 2009

Janelas abertas ou fechadas?

Há certos comportamentos nas pessoas que, no geral, não entendo.
,
Um desses é a atitude que têm perante o calor nos transportes públicos.
.
Sou saudosista. Tenho saudades daqueles autocarros de assentos em napa. Eram práticos e higiénicos. Mas esse material era presença também num outro elemento que o autocarro actual já não possuí: estores.
.
Antigamente, bastava puxar um estore para que o sol deixasse de nos acertar na cara. Agora tudo é de vidro (nem por isso se vê melhor), poucas janelas são de abertura, e o calor é 100 vezes pior que o sentido nos antigos autocarros de assentos de napa e estores de puxar.
.
Duvidam? Experimentem entrar num eléctrico antigo. Estes se assemelham bastante aos antigos autocarros e ainda possuem estores como descrevi. Num dia de imenso calor, mesmo com lotação a arrebentar pelas costuras, no interior de um desses eléctricos estamos sempre frequinhos, pois o movimento e as janelas bem posicionadas só nos fazem sentir não o calor de derreter, mas uma brisa maravilhosa, fresca, melhor do que se existisse ar condicionado.
.
E por falar nisso, como é que os utentes que andam nos actuais autocarros da carris combatem o calor? Calor esse itensificado pela ausência de cortinas ou estores e a presença de tanto vidro? Bom, equiparam as viaturas com ar condicionado. E assim, não se sente calor. Certo?
.
Não, claro que não. A maioria das vezes, o ar condicionado não funciona. O seu único contributo é o ruído imenso que produz. E o que fazem as pessoas perante o calor?
.
É aqui que o comportamento geral que tenho vindo a observar durante anos deixa-me perplexa.
.
No geral, quando está calor e não há ar condicionado, as pessoas não suportam ver uma janela aberta. Fecham-na.
.
Hoje verifiquei isso mesmo. No exacto momento em que estava a apreciar a chegada de uma brisa fresca ao meu rosto e detectada a origem, a mulher sentada debaixo da janela estica o braço e fecha a janela! Um calor de arrasar, uma camioneta com apenas 2 janelas de abrir, e a senhora fecha a janela! Será porque não gostam de despentear o cabelo??
.
Outras vezes o "bafo" dentro da viatura é tão grande, e o cheiro um tanto desconfortável que me faz abrir o ar condicionado. Neste caso, falo das camionetas, que possuem ar condicinado a funcionar com maior frequência que os autocarros e têm 2 focos de ar por cima de cada assento. Pois são essas aberturas que gosto de ver abertas. Uma vez, perante o embaciamento total de todos os vidros da viatura, fiz questão de as abrir e estranhei que mais ninguém o fizesse. Em pouco tempo, o vidro da janela do meu lado e do outro lado onde abri a passagem de ar, ficou desembaciado. Olhei para as restantes janelas da camioneta, e estavam ainda embaciadas.
.
Isto não entendo nas pessoas.
.
nos autocarros, verifico o seguinte: quando o ar condicionado só faz ruído mas não funciona (quase sempre), as pessoas ainda congitam abrir as janelas. Mas depois alguém diz que é melhor não o fazerem, porque assim entra o calor. E ficam a esperar o ar fresco e condicionado, que não funciona, comece por milagre a funcionar. Outras vezes, e isto irrita-me muito, o ar condicionado nem está ligado. O movimento da viatura faz com que entre um ar agradável. E vem alguém e fecha de imediato uma janela...
.
A excepção só acontece quando realmente é uma boa ideia abrir as janelas. Ou seja: quando está calor mas, com o movimento da viatura e o ar lá fora, consegue-se uma brisa agradável. Aí costumam fechá-las! A tendência das pessoas é abri-las quando de nada adianta. Ou seja: quando o bafo é quente, muito quente, não existe qualquer brisa, o autocarro é um forno aquecido pelo metal e por tanto vidro sem cortinas, o movimento da viatura nada faz pela entrada de uma brisa, e as pessoas abrem as janelas.... para respirar a poluição!
.
O que também se vê muito, é as pessoas entrarem no autocarro a queixarem-se do calor, o ar condicionado estar ligado, e elas abrirem as janelas. É tão parvo! E vejo isto amíude. Mesmo com os autocolantes lá, a avisar que não se devem abrir as janelas com o ar condicionado ligado. As pessoas queixam-se do calor e, ao invés de preservar a frescura, abrem a janela para esta sair...
.
Expliquem-me lá, que me faz confusão!

5 comentários:

  1. Para já, as camionetas deviam continuar a ter cortinas... deve existir material higiénico, não muito caroe que não exija muita manutenção que permita impedir minimamente o calor de entrar... mesmo quando existe ar condicionado; o ar condicionado pode refrescar (quando o faz), mas não impede as pessoas de apanhar com o sol... e há pessoas que ficam com os nervos em franja de apanhar com o sol... que odeiam apanhar sol assim como eu... :S E odeio calor, odeio calor! :( Sabes uma coisa? Já tenho saudades do inverno... :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Também não aprecio o sol. Imagina aquelas pessoas que transpiram muito até na sombra. Essas devem sentir muito constragimento. De facto, ar condicionado não impede o sol de entrar. Bem visto!

    ResponderEliminar
  3. Gostei do seu Blogue e vou voltar aqui mais vezes porque estamos em perfeita sintonia com os "sintomas" de andar na Carris. Já perdi o conto aos e-mails enviados ao provedor da Carris sobre o facto de saber para que servem os aparelhois de ar condicionado instalados nas viaturas se não fazem uso deles quando está calor? Das várias dezenas de e-mails enviados, apenas me responderam aos primeiros dois, depois népias! Gostaria que esses cavalheiros que assentam o rabo na secretária, viessem cá para fora, ou antes, para dentro de um desses "modernos" autocarros da Carris e levasse com uma baforada de ar quente a roçar quase os 40 graus como já me aconteceu, com as janelas fechadas e as pessoas felizes da vida! Isto é um país de atrasados mentais ou então o atrasado mental sou apenas eu! Pergunto ao motorista o porquê do AC estar desligado e recebo invariavelmente como resposta uma resmunguice do tipo "está avariado"... Mas então quando a viatura sai da estação de recolha não tem uma vistoria prévia para verificar se está a funcionar nas devidas condições? Será que na mecânica também é assim? Que segurança existe? E não é só o calor que incomoda mas o mau cheiro existente, a falta de higiene das pessoas e por não exsitir circulação de ar, a não ser quando as portas se abrem para entrarem ou sairem passageiros, chega a ser nauseabundo! Faz-me lembrar quando estava em África mas aí o cheiro era natural dos cidadãos desses países! Eu ainda sou do tempo dos autocarros da Carris de dois andares (os verdes) e aí a nossa cabeça ficava ao nível da janela e podíamos abri-la e o ar passante que falava no seu comentário sabia tão bem... E nos eléctricos da carreira Algés-P. Comércio, abertos de uma ponta a outra - esses nem vidros tinham, apenas uma cortina do cima até ao chão? Não sou saudosista mas não há dúvida que esses tempos comparados com os dehoje não têm comparação possível.

    ResponderEliminar
  4. Os motoristas escrevem nos relatórios de avarias que os ares condicionados estão avariados, mas se não houver uma viatura de substituição o que preferem? Ter um autocarro a circular sem AC ou não terem autocarro e esperarem o dobro do tempo pelo de tras que leva tambem o dobro dos passageiros? Escolham.

    ResponderEliminar
  5. As pessoas fazem a escolha todos os dias. Não têm remédio! Não é uma questão de escolha tanto quanto é de dever. Mais uma vez, esqueça lá os motoristas, q não são pra qui chamados. Se uma companhia publicita q melhorou as condições do seu serviço mas na prática isso não é bem assim, é uma questão de logro. Ne c´est pas?

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!