terça-feira, 10 de março de 2009

Aquela chatice que sempre acontece...

Qualquer utilizador habitual dos autocarros da Carris sabe que, desde a última grande alteração de carreiras há uns anos, circular por Lisboa não é mais a mesma coisa. Se antes bastava apanhar um autocarro para ir a um qualquer lugar, agora é preciso apanhar três.

Por isso é que me sinto muito frustrada, cada vez que me vejo metida numa "maratona" e perco a corrida...

Passo a explicar: para apanhar o autocarro que quero, tenho de apanhar outro que me deixe a meio do caminho e fazer parte do resto do percurso a pé até a paragem desejada. Sabem o que acontece? O dito autocarro, que nunca está à vista enquanto ainda estou dentro do outro, surge sempre de repente, quando ainda não cheguei à paragem. Resultado? Corro!
Corro muito, muito, muito... fiquei muito mais em forma desde que comecei a apanhar transportes públicos. Porque é que aquele que transporta só até metade, sempre pára em todos os semáforos vermelhos e viaja a 20 km à hora, e o que quero realmente apanhar a seguir, tem a avenida toda só para si, nunca pára e acelera como se fosse tirar a mãe da forca? E claro, quando estou mesmo, mesmo perto, mesmo ao lado da porta de trás, o dito-cujo arranca... que simpáticos!

Para um percurso que, em bons dias, se faz em 10 minutos, apanho 2 ou três autocarros. Pois é. E o mais surpreendente é que costuma ser mais rápido "entrar-sair", "entrar-sair", "entrar-sair", com corridinhas pelo meio, que ficar quietinha à espera num só lugar, para entrar num só autocarro. Que estupidez!

E é assim mesmo... amanhã, a rotina repete-se: subir a rua até à paragem do autocarro da avenida, porque na que tenho mesmo ao lado de casa não passa nenhum que sirva. Aliás, vá para que direcção for, nesta paragem não pára nada que preste! Parece que só andam ás voltinhas! Para quem quer perder muuuito tempo, é o ideal.

Sim, sim... nunca se poderá dizer que a Carris colabora com o sedentearismo. Se antes, os 5 minutos que leva a subir a rua de 90º resultava em suor, cansaço e falta de ar, agora estou muito mais em forma! Viva a Carris...

1 comentário:

  1. "Para um percurso que, em bons dias, se faz em 10 minutos, apanho 2 ou três autocarros. Pois é. E o mais surpreendente é que costuma ser mais rápido "entrar-sair", "entrar-sair", "entrar-sair", com corridinhas pelo meio, que ficar quietinha à espera num só lugar, para entrar num só autocarro. Que estupidez!"

    Daí que seja útil a reestruturação da oferta da Carris para diminuir os tempos de espera e aumentar a fiabilidade das carreiras, coisa que é impossível de conseguir com recurso a carreiras que sirvam directamente todos os pontos.
    Maus exemplos são o 742 e o 750.

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!